FAÇA SUA PESQUISA AQUI!

Carregando...

SÓDIO - EXAME DE SANGUE.

O sódio é o cátion predominante no líquido extracelular, sendo o principal responsável pela osmolalidade do plasma. Ele um dos principais elementos para a manutenção do equilíbrio do pH do sangue e também está envolvido na contração muscular do corpo humano.
Em uma dieta normalmente ingerimos de 4-5 gramas de sódio que é rapidamente absorvido pelo intestino delgado. Depois disso, começa a se espalhar pelo corpo, parte ficando fora das células, no líquido extracelular; e parte ficando dentro das células, o que chamamos de intracelular. Porém, encontramos uma quantidade maior de sódio no líquido extracelular.




O teor de sódio no plasma de uma pessoa está associado à quantidade de água ingerida e a quantidade de água excretada pela mesma. E claro, também está ligado à capacidade renal de excretar o sódio quando ocorre excessiva ingestão do sal e conservar quando a ingestão é baixa.

Resultado de sódio alto

O paciente pode apresentar valores acima do normal em casos de desidratação, quando o organismo está perdendo líquido, pouca ingestão de água ou líquidos, diabetes insipidus, síndrome de cushing, coma, hiperaldosterismo primário e outros.

Resultado de sódio baixo

Bom, teremos o sódio baixo para pacientes que apresentam vômitos, pacientes que tenham sofrido queimaduras severas, diarreia persistente, Também em pacientes que utilizam diuréticos. E se o sódio do nosso corpo vem da alimentação, quando o nosso corpo está com alguma dificuldade de absorver o sódio, teremos uma diminuição de sódio no plasma. A doença de Addison, nefrite grave e hiperglicemia também afetam o sódio diminuindo-o.

Valores de referência do Sódio

137- 145 mg/dl

Bibliografia
Site Tua Saúde
VALTER T. MOTTA
Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

 

PATOLOGIA CLÍNICA © 2012

SIGA-ME NO GOOGLE+